Não é muito difícil encontrar uma boa trilha para percorrer em Monte Verde. Afinal, esse vilarejo no sul de Minas é rodeado de caminhos que desafiam seus visitantes, sendo que, para quem visa percorrer um trajeto fácil, a dica é a Trilha do Chapéu do Bispo.
Bem na divisa entre os estados de São Paulo e Minas Gerais, esse passeio acontece no Parque Ecológico Verner Grinberg.
Que tal você parar para conhecer esse ponto turístico quando chegar a Monte Verde? Por ser uma das trilhas mais fáceis do distrito, talvez começar por ela seja a melhor opção.
Continue nessa leitura para colher mais informações e já se preparar para essa aventura!
O que é o Chapéu do Bispo?
Sendo um dos principais picos da Serra da Mantiqueira, o Chapéu do Bispo é uma formação rochosa presente no distrito de Monte Verde, ao sul de Minas Gerais, formado por mais de 10 rochas.
Para alcançá-la é necessário percorrer uma trilha que possui o mesmo nome e que fica a 3,5 quilômetros do centro da cidade.A trilha do Chapéu do Bispo
Você não encontrará dificuldades para percorrer essa trilha, pois em cerca de 40 minutos é possível caminhar os 1,5 quilômetros demarcados por muita Mata Atlântica.
Inclusive, a trilha do Chapéu do Bispo é uma das mais fáceis de fazer, sendo recomendada para qualquer idade, até mesmo crianças e idosos.
Além disso, o caminho é mesclado entre subir degraus naturais, criados ao longo do tempo, e pequenas escaladas. Os nativos chamam essa mistura de “escalaminhada”.
O que esperar da trilha?
Vistas bonitas e verdadeiros cartões-postais é o que você mais verá no caminho, portanto, não deixe de tirar boas fotos!
Os melhores pontos são aqueles em formato de mirantes que servem tanto para um descanso rápido, como para fazer poses na natureza.
Roteiro da Trilha do Chapéu do Bispo
Desde o início, o percurso é bem sinalizado com placas — siga as instruções e você não terá nenhum problema para concluir.
Se encontrar um mapa turístico disponível em algum lugar, não deixe de pegá-lo, pois será ótimo para você se orientar enquanto realiza a trilha.
Como chegar à trilha do Chapéu do Bispo?
O caminho para iniciar esse passeio começa no final da Avenida das Montanhas, a aproximadamente 3,5 quilômetros do centro do vilarejo.
Também é possível chegar se você estiver fazendo outras trilhas, como a do Platô.O que levar para a trilha?
Fazer uma trilha requer um condicionamento, mas nem sempre daqueles de atleta.
Faça o trajeto com o tênis mais confortável que você tiver. O ideal é usar algum que já esteja amaciado pelo tempo, então, pode apostar naquele que você já tem há um tempinho! Além disso, usar uma meia que absorva a umidade também ajudará na caminhada.
Não esqueça de levar o celular com o máximo de bateria possível para o seu clique perfeito e não se esqueça de aproveitar e se desconectar da internet. Use-o apenas para tirar fotos e fazer vídeos do lugar.
Conforme você atingir a parte mais alta da rocha, o tempo pode apresentar ventania e até mesmo neblina. Então, leve um corta-vento para manter-se aquecido.
O uso de um boné e óculos escuros também são opcionais que ajudarão nos dias de sol.
Por último, e não menos importante: água e snacks! Garantir hidratação e energia para completar o percurso na ida e volta é necessário.
O que fazer no Chapéu do Bispo?
Você terá uma experiência maravilhosa ao chegar no topo da rocha. De lá é possível avistar a parte sul de Minas Gerais e parte do Vale do Paraíba. Nos dias com clima mais ameno, a cidade de Campos do Jordão também fica visível.
O Chapéu do Bispo é um conjunto que possui pedras com mais de 10 metros de altura e lembram o formato de um chapéu. Um dos grandes atrativos do lugar é a marcação que separa SP de MG, feita com barras de ferro! Dicas para seu passeio na Trilha do Chapéu do Bispo
É essencial entender que você, ao visitar a Trilha do Chapéu do Bispo em Monte Verde, estará em um ambiente natural, ao ar livre.
Tente ver um mapa previamente na internet ou em panfletos físicos distribuídos nos empreendimentos locais antes de partir para a trilha. Se acostumar com o percurso o quanto antes será benéfico para você.
Confira abaixo mais algumas dicas que separamos para tornar seu passeio inesquecível:
Dicas para aproveitar a trilha
Qualquer atividade que gere conexão com a natureza precisa ser agradável. Conhecer o Chapéu do Bispo pode ser mais prazeroso do que você imagina! Considere as dicas abaixo:
- Calce tênis confortáveis e que já tenham sido utilizados em algum outro momento;
- Prefira calças aos shorts ou bermudas para evitar mordidas de insetos e arranhões dos galhos;
- Leve uma mochila leve, daquelas de prática de esportes, com água fresca e lanchinhos;
- Não esqueça de carregar um saco de lixo para colocar o que você precisa descartar ao retornar para sua hospedagem.
Dicas para fotografar a trilha
Você não precisa ser um fotógrafo profissional para fazer as fotos mais incríveis na Trilha do Chapéu do Bispo.
Siga algumas das nossas dicas a seguir para garantir os melhores closes da viagem:
- Configure a quantidade de luz que a câmera do seu celular comporta;
- Mude o brilho conforme o ambiente em que você estiver, seja mais fechado pela Mata ou mais exposto à luz;
- Tenha uma boa quantidade de espaço no seu celular, já que a trilha não possui sinal de internet e as fotos ficam impedidas de subir automaticamente para o backup do seu e-mail;
- Use o time-lapse para gravar vídeos maiores e postá-los compactados.
Além disso, se você está em busca de uma opção de hospedagem em Monte Verde, considere o MONTZEN HOTEL & SPA, um novo hotel boutique que oferece exclusividade e privacidade aos seus hóspedes.
O encanto se dá tanto pela infraestrutura do hotel como sua proximidade com a natureza, sendo um empreendimento apto para receber seus hóspedes com o melhor que Monte Verde tem a oferecer.
Se inscreva para receber os melhores conteúdos sobre viagem e nos siga nas redes sociais: @montzenhotelespa