Você sonha com uma fuga romântica, em meio a pura serenidade da natureza e o charme de destinos únicos? Então, é hora de descobrir por que e quando ir a Monte Verde pode ser a decisão perfeita para seu anseio.

No meio do tumulto diário, todos nós buscamos aquele refúgio que nos permite desligar, renovar e vivenciar experiências genuínas.

Monte Verde surge como um santuário onde o tempo parece desacelerar, permitindo que cada momento seja saboreado plenamente. Aqui, você não apenas se reconecta com a natureza, mas também com a essência de viagens que tocam a alma.

Imagine-se caminhando por ruas que evocam a pitoresca paisagem suíça, com a oportunidade de degustar vinhos de classe mundial enquanto se delicia com a rica gastronomia mineira.

Esse é o cenário que aguarda os viajantes em Monte Verde.

Neste guia, revelaremos o momento ideal para se envolver com a magia deste paraíso. Vamos mergulhar mais profundamente nessa jornada?

Quando ir a Monte Verde - Entendendo o clima

Na maior parte do ano, as temperaturas variam entre 16 graus Celsius até  25 graus Celsius.

Já em Junho e Julho (o período mais gelado), pode ocorrer geadas e nevoeiros. Como o frio é um atrativo local, há uma ascensão no fluxo de turistas e, assim, damos início a temporada mais animada do ecoturismo da região.

Afinal, não é novidade que as baixas temperaturas levam muitos viajantes a escolherem esse destino para desfrutar do ar acolhedor de Monte Verde. A estrutura é favorecida com um estilo alpino e enxaimel que são semelhantes a países de inverno, como Alemanha, Holanda ou Suíça.

Para as demais estações, o clima tende a ser ameno com menor risco de mudanças bruscas. Portanto, se você deseja evitar as marcações abaixo de zero e, ainda assim aproveitar esse roteiro, os meses ideais são entre Dezembro e Fevereiro com temperaturas moderadas.

Verão

O verão também oferece diferentes oportunidades para desfrutar das atrações locais, principalmente com relação a atividades na natureza.

Embora estejamos falando da época mais quente do ano, o distrito é favorecido pelo clima ameno que, comumente, não ultrapassa os 25 graus Celsius. Ou seja, é possível aproveitar a temperatura moderada para fugir da rotina calorosa dos centros urbanos.

Nessa estação, você pode se refrescar nas cascatas e cachoeiras locais (vale a pena uma pausa para conhecer a famosa cachoeira dos Pretos).

E, para o modo adventure, vale desvendar as belíssimas paisagens com o passeio de quadriciclo - você encontra essa opção com a ajuda das agências localizadas no centro do distrito.

As manhãs de trilhas também são uma verdadeira aventura para conhecer e se encantar com os tesouros naturais de Minas. Indicamos realizar as principais trilhas: Pedra Redonda, Pedra Partida, Chapéu do Bispo, Pico do Selado e Platô.

Outono

Apesar de anteceder a alta temporada, esse período é perfeito para aproveitar as baixas temperaturas com maior exclusividade.

Ao escolher essa época do ano, você será prestigiado com o imensurável pôr-do-sol que, nessa estação específica, é um verdadeiro espetáculo para os olhos.

Embora a região seja apaixonante, no outono ela se torna ainda mais encantadora. O clima acolhedor e o céu estrelado são um verdadeiro convite para viver uma experiência repleta de encantos naturais provenientes da magia outonal.

Inverno

Além de um clima tipicamente acolhedor para dias de descanso, a alta temporada chega com muitas opções de lazer, entre as principais: patinação no gelo, visita ao Ice Bar - ambiente com esculturas em gelo, se aventurar na Fazenda Radical com atrativos como a mega tirolesa, fazer arvorismo, escalada, arco e flecha e muito mais!

O frio das montanhas oferece o clima ideal para  se deliciar com o gostinho requintado da gastronomia mineira (é de deixar elogios). Os famosos fondues também são atrativos para combinar com os excepcionais vinhos locais que, além de aquecer, vão te deixar com água na boca.

E para fechar com chave de ouro, o Festival de Inverno nas Montanhas é um evento imperdível e que acontece com exclusividade no mês de julho.

A programação cultural conta com performances de dança, música e arte para apreciar e interagir. O festival acontece todos os anos e atrai muitos turistas para essa região.

Primavera

Além de aflorar a beleza das hortênsias que decoram as ruas do centro, a primavera chega com um clima agradável trazendo harmonia e alegria para a estrutura acolhedora de Monte Verde.

Assim como no verão, neste período, os termômetros não registram mais do que 25 graus, tornando os dias mais agradáveis e as noites menos frias. O Parque Oschin é uma ótima pedida para caminhar e registrar belíssimas fotos com a surpreendente floração local.

Nesse lugar, você vai encontrar: um lago, cascata, gruta e uma pedra com vista para o parque. No trajeto, vai se deparar com um caminho decorado por hortênsias e araucárias. Um verdadeiro espetáculo!

Quando ir a Monte Verde?

Independente de quando você deseje ir, a boa notícia é que mesmo que você não consiga visitar na alta temporada, a região tem temperaturas moderadas quase o ano inteiro. Assim, fica fácil encontrar uma oportunidade na agenda para desfrutar do clima ameno.

Durante o inverno, esse lugar oferece as melhores programações, desde experimentar os deliciosos chocolates artesanais, até experienciar atividades com a cara do inverno, como a patinação no gelo, por exemplo.

O clima frio cria o cenário perfeito para casais que buscam saber quando ir a Monte Verde. Até porque, não tem nada melhor do que curtir o friozinho a dois, né?! Assim, é possível desfrutar de dias de descanso, conexão com a natureza e puro relaxamento com o seu amor.

A exclusividade de Monte Verde na baixa temporada

A atmosfera serena e o menor fluxo de turistas proporcionam uma experiência mais acolhedora, intimista e privativa.

Então, se você almeja uma experiência de viagem mais exclusiva, vale a pena considerar a sua ida a Monte Verde em outras estações do ano, como a Primavera e o Verão.

Assim, você consegue realizar atividades e passeios sem tantas agitações.

Outro diferencial é certamente a  oportunidade de mergulhar com maior intensidade na vida local, conhecer residentes e entender a verdadeira essência de Monte Verde.

Dicas para planejar sua viagem

Levantamos algumas dicas para te ajudar a se preparar para uma viagem dos sonhos. Se você está se preparando para ir a Monte Verde, não pode perder essas recomendações:

O que levar na mala para cada estação?

Falando em frio, vale reforçar a importância de preparar uma mala com vestimentas adequadas a fim de garantir uma viagem agradável e protegida.

Para o outono e inverno, o ideal é  investir em roupas quentes, como segunda pele, casacos, toucas e luvas. Já para os calçados, prefira opções confortáveis e ideais para interagir na natureza.

Na primavera e verão, você pode apostar em roupas leves e confortáveis. No entanto, vale reforçar que as temperaturas podem cair após o pôr-do-sol e, mesmo que os dias estejam quentes, é importante sempre levar uma opção de agasalho para se proteger de noites frias.

Afinal, o frio das montanhas pode se fazer presente até mesmo nas estações mais quentes do ano. Portanto, a nossa dica é que monte a sua mala com vestimentas versáteis para diferentes ocasiões. Prepare-se com opções de looks facilitadores para que possa interagir e se aventurar na natureza local.

Reservas e acomodações

O distrito conta com hotéis de luxo e estadias paisagísticas que visam integrar a hospedagem com a natureza local.

Desse modo, você encontra opções de suítes e chalés de alto padrão para desfrutar com conforto da exuberante vista para as montanhas mineiras.

Pensando em uma experiência completa, os serviços vão muito além das modernas acomodações. Como no MONTZEN HOTEL & SPA, onde planejamos um cenário de pleno sossego em meio à natureza e com todo conforto que você precisa para curtir seu momento zen.

E não podemos esquecer a gastronomia, que também é um diferencial da região e do nosso espaço.

Imagine combinar requinte de alta gastronomia com o delicioso tempero mineiro. É de dar água na boca, não é verdade?

Transporte e deslocamento na região

Monte Verde é, na verdade, um distrito do município de Camanducaia, região sul de Minas Gerais.

O distrito faz fronteira com o estado de São Paulo, a aproximadamente 160 km de distância. Assim, a distância e o tempo estimado entre Monte Verde e as principais cidades da região são:

  • São Paulo: distância percorrida de 164 km e tempo estimado de 2h40;
  • Belo Horizonte: distância percorrida de 488 km e tempo estimado de 7h;
  • Campinas: distância percorrida de 158 km e tempo estimado de 2h30;
  • Rio de Janeiro: distância percorrida de 532 km e tempo estimado de 7h30.

Vindo de outras regiões, é possível agendar um voo para o aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. Após chegar à capital Paulista, basta seguir o trajeto de carro por meio da rodovia Fernão Dias.

Destino certo para uma experiência inesquecível

Monte Verde é mais do que um destino: é uma experiência inesquecível que cativa e encanta em cada estação do ano.

Cada detalhe, desde o clima até os eventos culturais, contribui para criar momentos que ficarão gravados para sempre na memória.

Agora que você conhece os encantos deste santuário natural e sabe quando ir a Monte Verde, está um passo mais perto de uma viagem dos sonhos.

Não perca as novidades e dicas exclusivas sobre Monte Verde e outros destinos encantadores.

Inscreva-se e seja o primeiro a descobrir! 😉👇