Algo que esse pequeno vilarejo mineiro tem e que atrai muitos visitantes durante todo o ano são as trilhas. Dos mais variados tipos, com diferentes níveis de dificuldade, cada uma oferece experiência única, sendo uma das mais famosas é a Trilha do Platô Monte Verde.
Ao visitar uma cidade, explorar o que ela tem e que a torna um lugar único no mundo é uma dádiva. No caso do Platô, é essencial conhecê-lo, principalmente se acompanhado por um guia de turismo.
Se a sua viagem para Monte Verde já está no radar, não deixe de preparar seu tênis mais confortável para fazer essa trilha!
Acompanhe o conteúdo a seguir para vivenciar um pouco do Platô antes mesmo de chegar lá!

O que é o Platô Monte Verde?

O Platô Monte Verde é um dos principais pontos turísticos da região, sendo o seu horizonte um dos mais baixos, com apenas 1.945 metros de altitude acima do nível do mar.
Essa região, ao contrário de outras muito próximas, não tem a formação finalizada por um cume. Dessa forma, ao final da trilha, o visitante chega a um platô, um tipo de laje reta que proporciona uma vista estupenda para o sul.

Como chegar ao Platô Monte Verde?

Para quem escolhe Monte Verde como destino, seja para vivenciar uma viagem romântica ou passar um feriado, colocar o Platô na programação é necessário.
O acesso à trilha é bem próximo ao centro do vilarejo, aproximadamente 2 km. Além disso, para quem for de carro é possível deixá-lo estacionado na entrada mediante um pagamento.
Até a parte mais alta, a subida exige um pouco do condicionamento físico dos turistas. Por isso, estar com um tênis confortável e água é estratégico para conseguir finalizar o percurso sem maiores ocorrências.
Durante a caminhada existem alguns mirantes que proporcionam um descanso aos caminhantes, além de belas vistas.

Caso a sua viagem seja em família com a presença de filhos ou outras crianças, saiba que a trilha do Platô Monte Verde pode ser realizada sem maiores transtornos. Inclusive, idosos podem fazer o caminho tranquilamente.

Quais são as atrações turísticas do Platô Monte Verde?

Cada trilha em Monte Verde dá um show à parte, seja pelo caminho rodeado de flores, as vistas parciais antes de chegar ao final ou a aventura de estar no meio da natureza, a experiência arranca suspiros de tirar, literalmente, o fôlego.
Como o Platô fica em uma área privada, é necessário comprar o ingresso para poder acessá-la. Faça isso com antecedência.
Siga as sinalizações indicadas no início e ao longo do caminho, assim seu passeio não terá nenhum problema com perdas de tempo ou até mesmo de direção.
Veja a seguir o que você encontrará nesse passeio:

Trilha do Platô Monte Verde

O trajeto possui 1.200 metros de extensão até atingir o final do percurso, durando aproximadamente 40 minutos. Lembre-se de que a trilha é no formato de subida!
O terreno é irregular, por isso todo cuidado é necessário para evitar, por exemplo, uma torção no pé ou um escorregão. Além disso, fique de olho nas pedras soltas para que elas não caiam ou te façam ir ao chão.


Uma dica: no início do percurso alguns cajados feitos pela comunidade estão dispostos na entrada. Então, não deixe de pegar um para servir de apoio durante a subida — você vai agradecer por chegar ao final com ele!


Se quiser encantamento com outra atração de Monte Verde, caminhe mais 10 minutos até chegar na Pedra Chapéu do Bispo.

Mirante do Platô

Existem muitos mirantes espalhados pelo caminho até atingir o ponto mais alto. Quando você acreditar que chegou ao final, no ponto conhecido como Pedra do Mirante, caminhe por mais 5 minutos e se surpreenda.
Do mirante principal é possível ver outros pontos turísticos de Monte Verde, como a Pedra Redonda e a Pedra Partida.
Dos outros mirantes existentes no caminho é possível observar mais da Serra da Mantiqueira, a pista do aeroporto local, além do próprio vilarejo. Na parte baixa do Platô é possível ter uma visão ampla do Vale do Parnaíba.
Se você escolher fazer o passeio pela tarde, não deixe de conferir o pôr do sol Monte Verde!

Cachoeira do Platô

Apesar de não ter uma cachoeira muito grande, a trilha do Platô Monte Verde possui uma bica d’água e um córrego logo após os primeiros 700 metros de caminhada.
É possível que você aproveite para beber um pouco de água para se refrescar, além de sentar e descansar um pouco antes de finalizar o trajeto.

Fauna e flora

A subida do Platô Monte Verde proporciona um contato incrível com a natureza!
Durante o percurso você pode se separar com macaquinhos e esquilos brincando entre os galhos.
Uma iniciativa para observação dos animais presentes na região é a chamada “cama de pegada”. Já foram observados animais como gato-do-mato, capivara, serelepe, sabiá e falcão.
A fauna conta com a exuberância de flores coloridas, como as bromélias.

Vegetação

Marcada pela alta presença de Mata Atlântica, e por ser amplamente fechada, a vegetação é densa, então, considere fazer essa trilha usando calça. Assim, você poderá proteger as pernas de picadas de insetos ou arranhões dos galhos.
As árvores que você pode admirar são os pinheiros e araucárias, comuns em ambientes com clima frio como o de Monte Verde.
Com um dia ensolarado à sua frente, visitar o Platô marcará a sua viagem a Monte Verde. Tente programar esse passeio em dias nublados e chuvosos para aproveitar a vista mais espetacular do local.
Além da Trilha do Platô, Monte Verde possui outras boas caminhadas a serem desbravadas, como a Trilha do Pinheiro Velho e a Trilha da Pedra Redonda.
Não é por menos que esse vilarejo é procurado por quem deseja a tranquilidade em meio à natureza. A combinação do ambiente aliada a ficar hospedado em um lugar aconchegante pode te proporcionar a viagem perfeita.
Quando estiver na cidade, aproveite para se hospedar aqui no MONTZEN HOTEL & SPA! O novo hotel boutique da região garante segurança, momentos relaxantes e muito contato com a natureza.

Se inscreva para receber conteúdos sobre Monte Verde e nos siga nas redes sociais: @montzenhotelespa