A Trilha da Pedra Partida Monte Verde é uma das principais atrações deste destino, um pequeno e encantador vilarejo escondido na Serra da Mantiqueira, em Minas Gerais.
Quem tem disposição para caminhar entre a natureza só se beneficia ao fazer essa trilha! Além de benefícios à saúde, esse passeio também proporciona momentos únicos de contato com o meio ambiente e suas paisagens.
Se você quer conhecer mais sobre a Trilha da Pedra Partida em Monte Verde, incluindo dicas de como deixar esse passeio tranquilo, continue a leitura até o final deste artigo!
O que é a Pedra Partida Monte Verde?
Com uma altitude de 2.046 metros acima do mar, a Pedra Partida é uma trilha com extensão de 1,9 km e dificuldade intermediária para quem deseja desbravá-la.
Com um passo moderado, é possível finalizar o passeio em 2 horas e 45 minutos. E o que te espera no fim? O cume da Serra da Mantiqueira! Ele proporciona uma vista de 360º de todo o horizonte, além da vila da cidade.O que esperar da trilha da Pedra Partida Monte Verde?
O terreno que constitui a trilha da Pedra Partida Monte Verde é considerado de nível médio para trilhas. Inclusive, não é muito difícil se deparar com alguns abismos de aproximadamente 1.000 metros de livre queda.
Então, durante esse passeio, tenha cuidado redobrado!
A trilha leva ao topo, onde é possível ver a Pedra do Baú, em Campos do Jordão, a Serra do Mar e o restante do Vale do Paraíba.
Apesar de exigir um pouco mais do condicionamento físico, o caminho possui alguns mirantes que dão suporte para os aventureiros fazerem pequenas pausas e descansarem.
As escadas naturais esculpidas pelo tempo ajudam durante as subidas, mas saiba que você terá que se abaixar em alguns trechos para conseguir avançar na trilha da Pedra Partida Monte Verde.
Como chegar à trilha da Pedra Partida
Para acessar esse passeio é necessário ir até o final da Avenida das Montanhas.
Ao chegar no estacionamento do local, a caminhada começa com um percurso de 650 metros até atingir uma bifurcação que demarca a continuação para a Pedra Partida.
Caminhe mais 40 minutos rumo a rumo à grande pedra que deverá ser contornada pela direita.O que levar para a Pedra Partida Monte Verde
Quanto menos peso você carregar, mais leve será o passeio. O ideal é estar equipado com um tênis confortável para conseguir ter agilidade na subida.
Além disso, assegure-se de que seus documentos estão em um lugar protegido para evitar contato com seu suor ou cair em algum lugar com água parada.
Outro recurso importante para levar: água para beber!
Não deixe de carregar uma garrafinha térmica para manter a água gelada durante todo o percurso. Apesar de não ser longe do centro da cidade, na trilha não tem lugares para garantir a hidratação do visitante.
Também garanta alguma fonte de energia, como:
- Barras de cereais;
- Nuts de castanha de caju, uvas-passas e frutas secas;
- Chips de coco seco;
- Biscoito de polvilho.
Lembre-se de recolher todo e qualquer lixo para não poluir a natureza.
Ao chegar no topo, a depender da estação do ano, você poderá sentir um pouco de frio, devido aos ventos. Por isso, é bom que você leve um agasalho que corte o vento e garanta a sua proteção.
O que fazer na trilha da Pedra Partida
As preferências por fazer uma trilha mudam de pessoa para pessoa! Afinal, há quem ama a emoção de subir e descer para alcançar um ponto turístico, enquanto existem os fãs de admirar as paisagens e ficar parado um tempo só contemplando.
A trilha da Pedra Partida Monte Verde pode te proporcionar momentos incríveis.
Admirar o espetáculo das bromélias no caminho até o topo é tão esplêndido quanto, nos dias mais claros, conseguir ver o Pico do Marins em outro ponto da Serra da Mantiqueira.
Além disso, você pode aproveitar a chegada ao cume para sentar e fazer um piquenique! Só não esqueça de carregar o celular e manter a bateria para tirar belas fotos.Dicas para seu passeio na Pedra Partida
A experiência de fazer a trilha da Pedra Partida Monte Verde fará você querer repetir a dose em outras oportunidades e, ao retornar para casa, com certeza a sensação de que valeu a pena estará em você.
Separamos algumas dicas para que seu passeio seja tranquilo e sem imprevistos:
Respeite as placas
A trilha da Pedra Partida Monte Verde é bem demarcada e com diversas placas de sinalização ao longo de sua extensão. Portanto, não desrespeite esses sinais, pois eles estão lá para que seu passeio comece e termine bem.
Garanta seu ingresso com antecedência
Como a Trilha da Pedra Partida Monte Verde é um ponto turístico conhecido entre os turistas, para evitar filas ou até mesmo garantir seu passeio, recomendamos comprar os ingressos com antecedência.
Leve um saco de lixo
É necessário que cada visitante tenha consciência de seu papel no cuidado com a natureza de Monte Verde. Uma das maneiras de demonstrar isso é recolhendo todo o lixo que você utilizar, descartando-o ao retornar da trilha.
Inclusive, antes de iniciar o percurso é oferecida uma aula de educação ambiental para conscientização dos visitantes.
Não destrua a vegetação
Apesar de muito bonita, as flores e plantas que estão nesse ambiente devem ficar lá! Então, não contribua para a destruição do ecossistema local retirando flores para levar de recordação.
Aproveite o passeio para se desconectar da internet e curtir o melhor que a natureza tem para oferecer.
No retorno à cidade, verifique a possibilidade de descansar em algum hotel do vilarejo ou ter uma tarde relaxante em um SPA, recuperando as suas energias para a aventura do dia seguinte!
Inscreva-se para receber os melhores conteúdos sobre sua viagem para Monte Verde!