Quando somos crianças, um lugar de refúgio significa desde a segurança do abraço da sua mãe até o conforto da casa dos seus avós.
Com o passar do tempo, esse conceito vai se ampliando para ambientes e vilarejos que te fazem explorar novas formas de relaxar — mas que ainda te levam para aquela sensação nostálgica e confortável.
Em meio a uma rotina tão turbulenta, possuir esse lugar de refúgio é basicamente obrigatório para quem deseja manter a qualidade de vida e recarregar as energias.Ao longo desse conteúdo, vamos te mostrar como encontrar esse esconderijo e ainda recomendações de destinos ideais. Boa leitura!
Quais são as características de um lugar de refúgio?
A palavra refúgio é normalmente associada a segurança, conforto, tranquilidade, relaxamento…
E tudo isso são apenas algumas das características de um lugar de refúgio, que nada mais é do que um local onde você pode deixar seus problemas do lado de fora e apenas aproveitar a companhia do outro — ou a sua própria.
Além disso, é comum que esses lugares oferecem acesso aos serviços necessários para a sua estadia, permitindo que você apenas curta aquele ambiente, sem precisar sair.
Um lugar de refúgio também deve possuir uma localização estratégica, que seja de fácil acesso, mas que deixe de fora o agito, confusões e o que mais não combina com o conceito de calmaria.
Não esqueça que esse local deve possibilitar o contato com a natureza, afinal, não há forma melhor de recarregar suas energias.
Como encontrar um lugar de refúgio?
Um lugar de refúgio pode ser qualquer local que possua as características acima e, principalmente, que proporcione tranquilidade durante sua estadia.
Dessa forma, você pode encontrar isso em uma cidade pequena específica até mesmo em um determinado hotel.
Contudo, será necessário explorar as opções disponíveis, se permitindo viver e conhecer novos lugares.
Não deixe também de compreender qual o significado de refúgio para você, procurando locais que combine com esse conceito e que, de fato, te permitam relaxar e se sentir seguro.
Dicas de como preparar a sua fuga
Deseja deixar seus problemas de lado, pelo menos por alguns dias, e simplesmente relaxar e se sentir em segurança? Veja abaixo algumas dicas de como encontrar um lugar de refúgio e fugir da rotina!Escolha o seu lugar de refúgio
Um lugar de refúgio precisa ser tranquilo, que possibilite a conexão com a natureza e, de preferência, pequeno.
Portanto, deixe de lado as grandes capitais e foque em destinos menores, como cidades do interior ou até mesmo vilarejos.
Além disso, procure locais que possuam uma estrutura adequada para que você tenha dias tranquilos, sem precisar se preocupar. No entanto, se preferir lugares mais remotos, organize sua mala com calma e leve tudo que for necessário para a viagem.
Lembre-se: antes de iniciar essa busca, saiba qual a definição de refúgio para você mesmo e encontre destinos que combinam, possibilitando o relaxamento e tranquilidade.Planeje a sua viagem
Encontrou o destino ideal para ser seu lugar de refúgio? Então, está na hora de planejar essa viagem.
Nesse caso, defina quais são as datas em que você poderá viajar — organize com calma isso, para evitar acúmulo de tarefas e muito estresse quando retornar — e quem irá te acompanhar nessa aventura.
Se preferir, você também pode realizar essa fuga sozinho!
Não esqueça de conhecer o clima da região e as atividades que pretende fazer, selecionando roupas e calçados adequados.
E claro: faça esse planejamento com antecedência para conseguir reservar as passagens, a hospedagem e demais serviços essenciais, e garantir a vaga desejada.Faça suas malas e embarque
Sua fuga está próxima? Faça suas malas — não esqueça de deixar os problemas do lado de fora — e embarque nessa aventura!
De preferência, evite levar notebooks, tablets e demais acessórios de trabalho, usando o celular apenas para dar notícias para pessoas importantes e registrar os melhores momentos.
Exemplos de lugares de refúgio no Brasil
Para te ajudar na busca do lugar de refúgio ideal para sua viagem, separamos abaixo alguns destinos encantadores e tranquilos no Brasil.
1. Monte Verde, Minas Gerais
Esse pequeno vilarejo escondido em meio às belezas da Serra da Mantiqueira é ideal para quem deseja relaxar, se conectar com a natureza e recarregar toda a energia.
Afinal, em Monte Verde você tem a oportunidade de realizar passeios em trilhas, tomar banhos de cachoeiras e ainda se maravilhar com paisagens deslumbrantes.
Sem falar que esse é um destino super charmoso, não apenas por seu ar europeu — com construções nesse estilo e temperaturas baixas — mas também por proporcionar experiências únicas.
Além disso, Monte Verde é perfeito para os casais que desejam reencontrar a chama da paixão e viver momentos inesquecíveis a dois.2. Fernando de Noronha, Pernambuco
Para quem considera o mar como lugar de refúgio, Fernando de Noronha se torna o destino ideal para esquecer os problemas e se reconectar — com a natureza ou consigo próprio.
Além de possuir a praia mais bonita do mundo, esse destino também conta com atividades como mergulhos, banhos em piscinas naturais, passeios de barco e muito mais.
Dessa forma, durante sua estadia, você pode apenas tomar sol o dia inteiro em uma das belas praias do arquipélago ou se aventurar com um dos inúmeros passeios da região.3. Vale do Capão, Bahia
Com uma atmosfera tranquila, atividades na natureza e um estilo de vida bastante único, o Vale do Capão acaba sendo a definição de muitas pessoas para lugar de refúgio.
Inclusive, durante sua estadia, você pode se hospedar em acomodações diferenciadas, como trailers, chalés ou até mesmo pousadas, mas imersas na natureza da região.
E claro: essa é uma oportunidade de admirar as grandezas da Chapada Diamantina, explorar suas belezas ou apenas renovar as energias com um delicioso banho de cachoeira.
Gostou de aprender como encontrar seu lugar de refúgio? Inscreva-se em nosso formulário e receba outras dicas como essa!